Pauliana Valente Pimentel é a artista escolhida para integrar mais um dos ciclos da residência artística In Residence*, realizada em parceria com a CM Porto. Fotógrafa e artista visual, Pauliana tem vindo a criar imagens desde 1999 para revistas, reportagens e exposições individuais por várias partes do mundo. Desde 2012 que dedica particular atenção aos jovens. Dos Açores, a Cabo Verde, de Atenas ao Algarve, a artista tem vindo a documentar as histórias de uma nova geração, resumindo, em retratos, a forma como olham o mundo, os territórios por onde se movem, a abertura e a liberdade que têm em face ao que os rodeia.

 “Fui convidada para fazer uma residência artística no “Maus Hábitos” e foi este, o local de partida para chegar a jovens frequentadores desta casa, tão emblemática da cena artística contemporânea do Porto. Dei por mim a encontrar jovens de visual sedutor e foi através do Instagram, ferramenta que usam para se mostrarem e comunicarem entre si, que cheguei até eles. Mas foi a partir da sua intimidade e dos locais onde vivem que os retratei, um retrato intimista que vai para além da pose. Deparei-me com jovens seguros de si, sem medo de mostrarem o que são e com mentes de vanguarda, que ultrapassam as questões de género e que vão para além do binário, recusando os estereótipos que a sociedade lhes quer impor. Para eles a discriminação racial não faz sentido e têm uma grande preocupação social, ecológica e até mesmo política. Jovens que ainda não têm 26 anos, que vivem sobretudo da arte, da arte que praticam e da arte que eles próprios incorporam e que começaram por a exteriorizar com liberdade, aqui, neste espaço tão incrível que é o dos Maus Hábitos.”

Pauliana Valente Pimentel

 

*A iniciativa integra o ciclo Caravana, um projeto levado a cabo pela Saco Azul Associação Cultural e pelo Maus Hábitos.

– – – –

Tudo começou em 2012, aquando do convite e da oportunidade de integrar a programação de Guimarães, capital europeia da cultura 2012. A Saco azul aceita o desafio e leva atrás de si 74 artistas, entre eles a Pauliana Valente Pimentel, que irá desenvolver, numa residência, algo semelhante ao que hoje desenha no Porto sete anos depois. O objecto do seu olhar não mudou, são os jovens na sua adolescência com toda a pujança em latência mas também com dúvidas e medos. Tal como Robert Frank afirmava que os olhos devem aprender a ouvir antes de olhar, é isso que a Pauliana gosta de fazer quando os retrata, o de ouvir as suas vozes.

“Ask the kids”, título desta exposição é a aposta numa geração cheia de energia e que arrisca tudo, que aparentemente perdeu o medo de mostrar quem é e como vê o mundo, que domina as redes sociais. São os “selfie made people”, “tastemakers”, “influencers” da nossa cidade, a trabalhar para as suas comunidades de seguidores. Alinhada com a nossa convicção de que os “Maus Hábitos” só podem existir com a pulsão dos que têm 20 anos, Pauliana Valente Pimentel retrata o universo íntimo destes jovens, que moldam tendências e aspirações da cidade do Porto. Revela, acima de tudo, o lado sensível desses jovens, apenas perceptível na sua intimidade. Em cada retrato encontramos a confiança e o orgulho de quem quer fazer acontecer, que está no pleno das suas capacidades de criar e de realizar. São jovens líderes, anónimos perante o “grande público”, mas famosos entre os seus pares.

A decisão da Pauliana, em retratar esta nossa comunidade de agentes para a cultura, surge do novo furor da cidade que se constrói e dos novos modelos de programação para os espaços culturais e de recreação do Porto. São dinâmicas que se renovam, que se reinventam, e onde estes jovens são os seus agentes e protagonistas. “Ask the kids” é isso mesmo, porque são eles que sabem como isto se faz. Decididamente são eles que temos que apoiar, dando-lhes palco e visibilidade. Nós queremos crescer com estes KIDS, é com eles que vamos construir os novos tempos. A Pauliana e o Maus Hábitos são só alavancas para isso mesmo.

Daniel Pires , Porto, 30 de Julho 2019
(Director dos Maus Hábitos)